Exame de Massa - Tel.: (31) 3408-6312

SETOR: Exames Supletivos (Massa); Exames de Qualificação Profissional; ENEM; ENCCEJA:

 

Perguntas frequentes:

 

Exames Supletivos (Massa):

1 – Quando são realizadas as provas?

Os Exames Supletivos (Massa) foram aplicados pela Secretaria de Estado da Educação até o 1º semestre de 2012 (hoje estão suspensos). Eram realizados duas vezes ao ano, ao final de cada semestre, em todo o estado simultaneamente.

2 – Como consigo obter os resultados de exames já realizados?

Os arquivos de resultados estão distribuídos da seguinte forma:

Exames realizados até Julho de 2003 em Belo Horizonte →

CESEC - Maria Vieira Barbosa.

Exames realizados a partir de Dezembro de 2003→

- Em Venda Nova → CESEC – Maria Vieira Barbosa.

- Nas demais regionais de Belo Horizonte →

Ens. Fundamental: E. E. Afonso Pena (Av. João Pinheiro, 450, Centro).

Ens. Médio: Instituto de Educação de Minas Gerais (Rua Pernambuco, 47, Funcionários).

Obs.: Os resultados de exames realizados em outros municípios estão disponíveis nos CESEC’s ou escolas credenciadas das respectivas localidades.

3 – Como obtenho os comprovantes de matérias eliminadas?

Você deve se dirigir à escola credenciada para expedição da certificação (ver informações na pergunta nº 2) com original e cópia da Carteira de Identidade (não podendo ser substituída por Carteira de Habilitação, por esta não conter todos os dados necessários para o modelo de certificação padronizado pela SEE). A declaração será expedida no momento do atendimento e o certificado definitivo no prazo médio de 30 dias (variando de acordo com a demanda de solicitações no período). Se você realizou exames em data anterior ao ano de 1998 e não possui mais nenhum comprovante informando o ano exato (informação imprescindível para o atendimento, por contarmos com arquivos manuais), você deve fazer um contato prévio com a escola por telefone (3408-3612) para fazer uma solicitação de pesquisa.

 

4 – Eu eliminei algumas disciplinas pelos Exames em Massa e outras em outro sistema (TELECURSO, ensino regular, como aluno de outro CESEC, em Massa em outro município, etc.). Como devo proceder para obter o Certificado de Conclusão?

O Certificado de Conclusão será expedido na instituição onde foi feita a última matéria. O aluno/candidato deverá solicitar o Certificado Parcial das disciplinas eliminadas na primeira instituição e apresentá-lo onde houver eliminado as últimas disciplinas.

Ex. 1: Um candidato eliminou cinco matérias no TELECURSO em 2001 e fez as outras três que ficaram faltando no Exame em Massa em 2002. Ele deverá requerer o certificado parcial do TELECURSO e apresentá-lo no CESEC para que seja feita a junção das matérias em um único documento.

Ex. 2: O candidato fez os exames em Massa, em Belo Horizonte, em 1996 e ficou devendo quatro disciplinas. Realizou os exames do TELECURSO em 1998 e eliminou mais duas disciplinas. Por fim, se matriculou no CESEC de Contagem para concluir as disciplinas restantes. Ele deverá requerer o Certificado Parcial no CESEC - Maria Vieira Barbosa (das disciplinas feitas me Massa), requerer o Certificado Parcial do TELECURSO e, por fim, apresentar os dois parciais no CESEC de Contagem, para que seja expedido o Certificado de Conclusão.

Exames de Qualificação Profissional:

1 – O que são os exames de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

São exames utilizados para aferir as habilidades de profissionais que atuam em determinada área técnica, mas não possuem habilitação oficial. Os exames ocorreram em todo o território estadual até o ano de 2002. Após esta data foram extintos pela S.E.E., que manteve por mais alguns anos somente exames especiais, aplicados individualmente para candidatos que já haviam sido submetidos aos exames gerais e tinham pendência de algumas disciplinas.

2 – Quem podia fazer as provas?

Os critérios para inscrição nos exames de Qualificação Profissional eram os seguintes:

-Comprovação de atuação na área técnica por, no mínimo, dois anos antes das provas (a comprovação podia ser feita através de registro na CTPS ou declaração da empresa ou órgão em que o profissional atuou).

3 – Eu fiz os exames de Qualificação Profissional, mas não peguei o diploma. Ainda posso requerer?

Sim. Você deve se dirigir à escola credenciada no município em que foram aplicados os exames para fazer o requerimento. Caso não possua mais nenhum documento comprovando o período em que se submeteu aos exames, você deve entrar em contato por telefone para fazer uma solicitação de pesquisa.  A documentação exigida para a expedição do diploma é:

- Original e cópia do RG.

- Original e cópia da conclusão do Ensino Médio (essa exigência não era feita na ocasião das provas, mas o candidato só pode requerer o diploma técnico, havendo concluído o Ensino Médio, mesmo que essa conclusão tenha ocorrido em data posterior aos exames de Qualificação Profissional).

- Contagem de tempo de exercício da função técnica até a data do requerimento do diploma. Essa comprovação é facultativa, uma vez que todos os candidatos precisaram comprovar o tempo mínimo de exercício para se inscrever para os exames. O candidato que quiser aumentar a carga horária informada no diploma, pode apresentar essa comprovação complementar.

 

Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM:

1 - Quando são realizadas as provas?

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é realizado em todo o Brasil pelo Ministério da Educação, uma vez por ano, ao final de cada ano (em geral, entre os meses de Outubro e Dezembro). Desde a edição de 2009, os resultados passaram a ser utilizados também para conclusão do Ensino Médio.

2 – Quem pode requerer a certificação do Ensino Médio através das notas do ENEM?

Nos anos de 2009 e 2010, somente os candidatos que manifestaram no ato da inscrição, o desejo de utilizar as notas do ENEM para esta finalidade, tiveram seus nomes incluídos nas listagens encaminhadas às escolas credenciadas para a certificação. A partir de 2011, todos os candidatos que se enquadram nos critérios definidos para essa finalidade passaram a ter seus nomes incluídos, cabendo ao candidato optar, ou não, pela certificação. Os critérios são os seguintes:

- O candidato deve ter completado 18 anos até a data da prova.

- O candidato não pode ter concluído o Ensino Médio em outra instituição antes da realização das provas (o candidato assinará, no ato do requerimento do certificado, um Termo de Compromisso, alegando não ter o Ensino Médio completo (ficando assim, sujeito a ter o documento anulado em casos de constatação de irregularidade).

- O candidato deve se dirigir ao CESEC ou escola credenciada no município de realização das provas, munido do RG, para fazer o requerimento da certificação.

 

 

3 – Qual a média mínima para aprovação no ENEM?

Nos anos de 2009, 2010 e 2011 a média mínima necessária para a aprovação era:

- 500 pontos na Redação;

- 400 pontos nas demais áreas de conhecimento.

A partir de 2012, o Governo Federal passou a exigir as seguintes médias para aprovação:

- 500 pontos na Redação;

- 450 pontos nas demais áreas de conhecimento.

 

Importante:

O candidato que tiver participado de mais de uma edição do ENEM poderá juntar notas de edições diferentes para obter a conclusão.

As notas da “Redação” e da área de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” são “interdependentes”. Se o candidato for aprovado em uma e reprovado na outra, será considerado reprovado nas duas. A aprovação destas duas áreas tem que ocorrer na mesma edição dos exames, ou seja, o candidato não poderá aproveitar a nota de Redação de um ano e a de Linguagens de outro ano.

 

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA:

1 – O que é o ENCCEJA?

O ENCCEJA é um exame oferecido pelo Ministério da Educação desde 2008, para certificação dos níveis Fundamental e Médio, sendo atualmente oferecido somente para o nível Fundamental (a certificação do Ensino Médio passou a ficar a cargo do ENEM). Até o momento, ainda não existe uma regularidade no período de realização das provas, tendo ocorrido em meses diferentes a cada ano e em anos alternados.

2 – Quem pode fazer o ENCCEJA e como requerer a certificação?

Como o exame, atualmente, é voltado para candidatos à conclusão do Ensino Fundamental, o candidato deve ter 15 anos completos na data da prova. O candidato deve se dirigir ao CESEC ou escola credenciada no município de realização das provas, munido do RG, para fazer o requerimento da certificação.